sexta-feira, 22 de novembro, 2024

IGP-M Não compre um imóvel novo sem antes saber o que é isso

 

Comprar uma casa, apartamento ou terreno é o sonho de muita gente. Mas você deve saber que a compra do tão sonhado imóvel não é uma tarefa tão fácil quanto comprar um pãozinho na padaria.

Muitas pessoas ficam preocupadas com a grande quantidade de termos técnicos que surgem na hora da compra. Mas ainda tem alguns que, pior ainda, não conhecem muito bem o mercado e passam a descobrir uma taxa ou uma obrigação só depois de ter comprado.

O IGP-M é uma sigla muito utilizada no mercado imobiliário. Mas você entende do que se trata e como isso funciona?

Afinal, o que é IGP-M?

Fique tranquilo, IGP-M não é um imposto. na verdade a sigla significa Índice Geral dos Preços de Mercado. Este índice é uma espécie de indicador macroeconômico que é utilizado para avaliar como anda a inflação brasileira.

Calma! Nós vamos te explicar de uma forma mais tranquila. Imagine que os preços de algumas coisas alteram constantemente. E isso acontece todos os dias!

Ou seja: O preço do pãozinho que você comprou na padaria hoje, pode não ser o mesmo amanhã. O mesmo ocorre com todos os outros produtos e serviços oferecidos em nosso país.

E o famoso IGP-M calcula esta alteração, ou seja, é calculada uma média da variação desses preços. Simples assim.

Mas você deve estar se perguntando: Quem é que faz esse monte de cálculo e pesquisa para saber a variação desse índice?

Uma boa pergunta merece uma boa resposta. Então aí vai: Este índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE). Este cálculo é feito mensalmente.

Abaixo você vê a variação do IGP-M de dois anos anteriores

  • IGP-M Acumulado de Dezembro de 2017: -0,53%
  • IGP-M Acumulado de Dezembro de 2018: 7,55%

E qual a Importância do IGP-M na hora de comprar meu imóvel novo?

 

Qual importância do IGP-M?
Qual importância do IGP-M?

Uma ótima pergunta que vamos responder de uma forma bem tranquila.

Lembra do preço do pãozinho que alterou? Então, agora pense que também foram alterados os preços dos materiais de construção, equipamentos e todos os outros produtos e serviços.

Isso quer dizer que aquele dinheiro que você tinha no seu cofrinho de cima da geladeira em dezembro de 2017, pode valer menos em dezembro de 2018. Isso quer dizer, que você compra menos produtos em 2018 com o mesmo dinheiro que você tinha em 2017!

Então! Aí vem a parte da compra de imóveis. Muitas incorporadoras e até locadores de imóveis se baseiam no IGP-M para alterar os preços cobrados, tanto da mensalidade do aluguel quanto da parcela do seu terreno!

Muitas pessoas repararam que no ano de 2017 não houveram ajustes em aluguéis e parcelas. Por que? Se você reparar, lá em cima, no texto, o ano de 2017 o IGP-M acumulado foi negativo. Ou seja, não foi necessário fazer alterações.

Normalmente, as correções das parcelas são corrigidas anualmente pelas incorporadoras. A Corpal Incorporadora efetua correção anualmente.

Aqui na SFT Imobiliária nos sempre informamos nossos clientes de todas as alterações de preço e taxas a serem pagas com máximo de antecedência possível.

Veja aqui alguns cuidados para tomar antes de comprar um terreno.

 

Resumo

Entender o IGP-M é de total importância para você planejar a compra da sua casa. Acima, nós explicamos de uma forma bem simples como as alterações de preços ocorrem conforme as oscilações do IGP-M

 

 

Must Read